Quando falamos em Fabricação estamos nos referindo à todos os aspectos que envolvem a materialização de um produto, que começa lá na concepção da intenção de criar ou melhorar algo, e que envolve materiais, questão da aplicação, análise de superfície, como fazer - que são os processos de fabricação, as ferramentas, fornecedores, controle de processos, testes e normatizações. Abordar todas essas questões envolve pesquisa e desenvolvimento e investimento, mas vale a pena porque tem-se os seguintes benefícios:

Ganho com Inovação - uma vez que podem ser utlizados novos materiais, novas tecnologias de fabricação, design, agregando valor ao produto, e como consequencia aumentando seu impacto no mercado.

Direcionamento adequando de recursos - evita-se perdas financeiras e de tempo, viabilizando o projeto. A falta de conhecimento pode sim travar uma boa idéia - quer seja de um novo produto, um upgrade de um outro ou até mesmo melhoria de um processo de fabricação já existente.

Os materiais

A evolução dos materiais nas últimas duas décadas tem permitido uma verdadeira revolução em nossas vidas, como por exemplo os computadores estão cada vez mais rápidos e leves, com telas dobráveis, graças ao Grafeno. Na área médica, existem próteses feitas de materiais de alta resistência ao desgaste, substituindo partes do corpo. Já na aviação as aeronaves estão cada vez mais sofisticadas, sem falar nos carros que a cada ano apresentam novidades incríveis nas quais estão presentes materiais diferenciados como fibra de carbono, plásticos de engenharia, cerâmicas nos motores, alumínio diferenciado, e outros produtos eletrônicos produzidos a partir de materiais muito específicos e sofisticados, poluindo menos e reduzindo o consumo de combustível.

Porém, em muitos países em desenvolvimento as empresas não tem essa cultura de inovar e continuam produzindo as mesmas coisas, da mesma forma e com os mesmos materiais a mais de cinquenta anos, deixando de agregar valor à seus produtos e como consequencia estão obsoletas, sem competitividade alguma e, aliado aos altos custos de produção, acabam falindo.

É preciso investir em Inovação e Tecnologia, buscar novos desafios e se reinventar constantemente, sempre pensando em novos produtos capazes de surpreender o mercado, gerando novas possibilidades de negócios, mudando materais e processos, saindo do óbvio, o comum, do fácil, que todo mundo faz. Não há mais espaço para isso.


A Superfície dos materiais

Essa é uma questão fundamental no desenvolvimento de um produto ou componente, pois tem relação direta com o seu desempenho. É o que chamamos de superfície de aplicação.

A vida útil de um componente pode ser aumentada significativamente com a reprodução de uma superfície adequada para cada aplicação, podendo ter mais picos e vales, ser platafórmica, porosa ou até mesmo rugosa. A Análise de superfície se dá por meio do rugosímetro, que possibilita a medição dos parâmetros de rugosidade.

Uma superfície adequada pode agregar muito valor ao produto, pois aumenta sua vida útil e reduz custos de manutenção, potencializando seu mercado consumidor.


Como produzir

Sair produzindo de qualquer maneira, sem analisar muito bem como fazer, com certeza vai resulta em fracasso. Os processos de fabricação são a Usinagem, Soldagem, Conformação, Fundição e a Metalurgia do Pó, sendo que para cada um destes há um leque de opções que se aplica para que etapa de fabricação. O desafio é definir adequadamente qual empregar e em qual sequencia, reduzindo custos, aumentando produtividade e atinginso o resultado esperado em relação ao que será produzido.

O planejamento da produção deve ser exaustivamente explorado, simulado e pensado. Dessa forma, os resultados esperados serão alcançados. Caso contrário, energia será despendida sem resultado concreto e o produto nunca ficará como o desejado.

A produção atrelada à Inovação é o caminho para que as Empresas venham agregar valor aos seus produtos e assim tenham resultados positivos, redunzindo seus passivos e se tornando competitivas, devendo sempre pensar em novos mercados, na globalização.